Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança
Gênis Garcia Barbosa é réu por esquema de propinas para esquentar documentação de veículos em MS Gabriel Maymone - 19/06/2025 - 10:26
Preso por descumprimento de medida protetiva, enquadrado pela Lei Henry Borel, o ex-gerente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Gênis Garcia Barbosa, deixou a cadeia no mês passado.
O ex-servidor chegou a ser considerado foragido pela Justiça após o Ministério Público não conseguir localizá-lo. No entanto, ele estava preso.
Processos de violência contra a mulher são sigilosos. Porém, em documento publicado no Diário da Justiça, é possível constatar que, no dia 20 de março de 2025, havia uma decisão da juíza Adriana Lampert, da 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, negando pedido de revogação da prisão de Gênis.
Assim, consta no documento oficial publicado pela Justiça: “Neste contexto, por não verificar estarem ausentes os requisitos da prisão preventiva, INDEFIRO O PEDIDO DE REVOGAÇÃO veiculado por Gênis Garcia Barbosa“.
Liberdade
O processo aparece como “Liberdade Provisória com ou sem fiança – Descumprimento de Medida Protetiva (Lei Henry Borel)”.
A confirmação da liberdade consta em despacho da juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, no processo do qual Gênis é réu por fraudes no Detran-MS. “Em consulta ao SIGO, verifica-se ter sido o acusado Genis Garcia Barbosa colocado em liberdade em 16/05/2025“.
Após isso, a magistrada repassa ao MP os endereços informados pelo acusado em seu alvará de soltura.
Então, a juíza determina que oficial de Justiça vá até o endereço citar Gênis a apresentar resposta à acusação. Isso, uma vez que se tornou réu após a própria magistrada receber a inicial do MP contra o ex-gerente.
O que é a Lei Henry Borel?
A Lei Henry Borel, também conhecida como Lei nº 14.344/2022, estabelece mecanismos para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes. Ela prevê medidas protetivas de urgência para as vítimas, incluindo o afastamento do agressor do lar e a inclusão da vítima e da família em serviços de assistência social. Além disso, a lei torna crime hediondo o homicídio de menores de 14 anos.
MP e juíza chegaram a avaliar nova prisão
Sem localizar Gênis, a juíza May Melke chegou a pedir a ‘opinião’ do MP sobre eventual decretação de prisão do ex-gerente do Detran-MS. Ele ‘sumiu’, já que estaria em local não sabido ou incerto.
Conforme o processo, a Justiça não conseguiu localizar Gênis para citar o réu a apresentar defesa no processo. Então, no dia 15 de fevereiro, publicou-se edital para que o réu se apresente.
A motivação da prisão seria baseada na garantia da ordem pública ou por não se apresentar à Justiça, mesmo após publicação de edital de citação.
Além de Gênis, o despachante David Cloky Hoffaman Chita também está foragido, já que tem mandado de prisão preventiva em aberto. No entanto, após publicação de edital, o réu se manifestou no processo através de seu advogado, Wilson Tavares.
Leia também – Com ex-gerente preso e despachante foragido, MP reforça condenação de grupo por fraude no Detran-MS
Réus por fraude no Detran-MS
Além de Gênis e David, Eufrásio Ojeda e Abner Aguiar Fabre também são réus no mesmo processo por fraude no Detran-MS. Tudo foi investigado na Operação Miríade, que revelou esquema para esquentar documentação de veículos com restrições. Tratou-se de uma de várias ações para combater fraudes no órgão, mas que nunca chegaram aos ‘cabeças’ das operações.
A operação foi deflagrada em junho de 2023 e apurou que Gênis, Abner e Eufrásio desempenhavam função de gerenciamento ou de fiscalização no Detran-MS. Eles teriam agido em conluio com o despachante David Glocky Hoffamam Chita.
O caso concreto da denúncia menciona pagamento de R$ 1 mil para a regularização do veículo. Além disso, considerando o histórico e as investigações, o MPMS sustenta que as inserções ilegais ocorriam com frequência e que compunham uma espécie de rede.
Já o despachante David Cloky Hoffamam Chita é considerado foragido após implicação em operação policial como mentor de fraudes no Detran-MS. Mandado de prisão contra ele encontra-se pendente desde maio do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Operação Miríade
Deflagrada em 29 de junho de 2023, a Operação Miríade cumpriu mandados em Rio Negro, Campo Grande, Sidrolândia e Miranda. A investigação começou após informações de que Gênis, então gerente do Detran de Rio Negro, possuía diversos procedimentos administrativos em seu desfavor.
A justificativa também incluiu movimentações no sistema sem amparo legal, além de veículos com alterações de características supostamente fraudulentas. Verificou-se que os procedimentos suspeitos nem existiam, sob falsas alegações de extravios.
A Delegacia de Polícia Civil do município, com o apoio da Corregedoria de Trânsito do Detran-MS, constatou que as fraudes vinham ocorrendo desde 2021, em especial aquelas relacionadas à inclusão fraudulenta do chamado 4º eixo nas especificações do veículo.
O monitoramento de pessoas investigadas e a obtenção de conversas telefônicas apontaram como o esquema criminoso funcionava, além de informações sobre pretensões de remoções ilegais de outros servidores e delegados que presidiam as investigações.
Com isso, chegou-se à identificação de ex-funcionário do Detran, que, mesmo exonerado dos quadros da instituição, agia com o grupo e era responsável pela captação e pelo aliciamento de outros funcionários para a prática criminosa.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***
Compartilhe
Notícias Relacionadas
TransparênciaApós CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul
TransparênciaFAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula
TransparênciaApós dois pedidos negados, acusado de desviar dinheiro da Apae entra com novo HC
Mais notícias de Transparência
Notícias mais buscadas agora
Saiba mais
TRE-MS suspende atividades, mas mantém expediente em Bandeirantes no feriadão
Inverno começa frio, mas terá temperaturas acima da média em MS
Polícia investiga se criança de 2 anos era agredida com frequência pelo padrasto em MS
Exclusivo: freiras do beatbox que viralizaram dão recado para MS no dia de Corpus Christi
Notícias mais lidas agora
FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula
TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão
Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul
Em podcast, Lula destaca feitos do governo e diz que entrará em 2026 para ganhar
Últimas Notícias
MundoDomo Ferro: Saiba como funciona o sistema de defesa de Israel que frustra retaliação do Irã
Sistema de defesa israelense é usado desde 2011
PolíciaSuspeito morre em confronto com policiais do Garras durante abordagem na ‘Cabriteira da Moreninha’
Os policiais investigavam a informação de que uma dupla estava prestes a realizar um roubo na rua Salim Derzi no momento da abordagem
MundoXi Jinping culpa Israel em primeira declaração sobre conflito com Irã; Putin adota neutralidade
Líder chinês acrescentou que a China está pronta para atuar com os envolvidos para "restaurar a paz e a estabilidade"
CotidianoCafé da manhã compartilhado salva fiéis na montagem de tapetes de Corpus Christi
Centro de Campo Grande se transformou em um verdadeiro mosaico de fé, cor e união
Newsletter
MidiamaxPublicidade LegalAnuncieFale ConoscoExpediente do Jornal MidiamaxPolítica de privacidade
Últimas NotíciasPolíciaEmprego
PolíticaTransparênciaJustiçaChargeBastidoresPimenta
CotidianoConsumidorEconomiaEsportesLoterias
MidiaMaisComportamentoVariedadesTurismoDançaSaúdeVeículosArquiteturaLe Blog Maria Antonia
FamososTV & NovelaCinemaMúsicaTeatro
CidadesDouradosTrês LagoasCorumbáPonta PorãAquidauanaBonitoCoximBrasíliaMundoBrasil
Copyright (c) 2025 Jornal Midiamax. Todos os direitos reservados.
Notícias de Campo Grande e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem citar a fonte jornalística. CENPAR Comunicação Ltda. CNPJ: 05.103.778/0001-40
Últimas notícias (Breaking news) de Campo Grande | Dourados | Três Lagoas | Corumbá | Ponta Porã | Sidrolândia. Principais reportagens (Top stories) sul-mato-grossenses. Manchetes de hoje (today’s latest headlines) em MS.