Sidrolândia recebe seminário sobre regularização de terras na faixa de fronteira
Sidrolândia será sede do seminário "O Impacto da Ratificação dos Imóveis em Faixa de Fronteira do Mato Grosso do Sul"
28/04/2025 - 13:41 Por: Débora Louise Gardin Guglielmelli Foto: Flávio Retratista
Sidrolândia será sede do seminário "O Impacto da Ratificação dos Imóveis em Faixa de Fronteira do Mato Grosso do Sul", no dia 30 de abril, a partir das 7h30, no Sindicato Rural da cidade. As inscrições para participar do seminário em Sidrolândia são gratuitas e podem ser feitas online: clique aqui e faça sua inscrição ou pelo QRCode abaixo:
A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Frente Parlamentar de Limites, Divisas Territoriais e Regularização Fundiária, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), atual vice-presidente da Assembleia. O objetivo é levar orientação técnica e jurídica sobre a necessidade de validar e regularizar os imóveis inseridos na faixa de fronteira.
A ratificação é um processo que confirma juridicamente a propriedade do imóvel para o titular atual, garantindo segurança fundiária e evitando a perda da posse. Atualmente, 45 municípios de Mato Grosso do Sul estão inseridos — total ou parcialmente — na faixa de fronteira definida pela Lei Federal nº 13.178/2015. Estima-se que mais de 33 mil produtores precisem regularizar seus imóveis até o prazo limite de 22 de outubro de 2025, sob pena de perda do domínio para a União.
Em Rio Brilhante, o Sindicato Rural ficou lotado para o seminário sobre validação de terras na faixa de fronteira; o público tirou dúvidas diretamente com os especialista