FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula

Sul-mato-grossenses conseguiram deixar Israel em meio à escalada de tensão com o Irã Gabriel Maymone - 19/06/2025 - 07:05

Publicado em
FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que se encontra ‘em condições de realizar a respectiva missão’ de trazer ao Brasil 58 brasileiros — entre eles, três secretários do Estado de Mato Grosso do Sul — que estavam em missão oficial em Israel.

No caso dos três secretários de MS, Christinne Maymone (adjunta da Saúde), Ricardo Senna (Ciência e Tecnologia) e Marcos Espíndola (coordenador de tecnologia da SES), eles estão na Jordânia.

No entanto, ainda aguardam o resgate.


 

O senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, está incumbido da missão de mediar o retorno dos brasileiros.

Então, recebeu ofício da FAB, confirmando estar pronta para a missão. No entanto, segundo documento oficial assinado pelo chefe do gabinete do comandante da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, cabe à Presidência da República dar a ordem para dar seguimento à operação.

A Força Aérea também informa que o tema foi encaminhado ao Ministério da Defesa para conhecimento e que está à disposição para futuras interações por meio de sua Assessoria de Atividades Aéreas.

Por enquanto, os sul-mato-grossenses aguardam a volta em voos comerciais, com apoio do governo de Israel, que organizou e custeou a ida do grupo ao país. Outros 12 na mesma situação já retornaram ao Brasil.

“Seguimos em diálogo direto com a FAB e o Itamaraty. Essa sinalização é uma demonstração de que estamos prontos para agir. Nosso foco é garantir que todos os brasileiros voltem para casa em segurança”, declarou o senador Nelsinho Trad.

Secretários de MS em Israel
As comitivas fazem parte de duas frentes institucionais brasileiras — a Expo Muni e o Consórcio Brasil Central. A maior parte dos integrantes deverá embarcar em conexões a partir de Doha, no Catar. A Embaixada do Brasil em Doha já recebeu a lista de passageiros e está em contato com as autoridades locais para acompanhar a chegada e os embarques.

A comissão no Senado acompanha a situação de 56 brasileiros em missão religiosa na Galileia e de outros turistas que procuraram apoio para repatriação. Por fim, o Itamaraty mantém tratativas com países vizinhos e não descarta uma missão aérea de resgate, conforme as condições de segurança e viabilidade logística. O espaço aéreo de Israel continua fechado.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. ????